quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PROJETO :ADAPTAÇÃO ESCOLAR

PÚBLICO ALVO : ALUNOS DA 1 ª ETAPA
PROFESSORA:
PATRÍCIA CABRAL TONELI
PERÍODO : ANO LETIVO DE 2011.

ESCOLA : MUNICIPAL DOUTORA DÂMINA .

Justificativa:

Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários.Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.

Objetivos:

- Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando; - Criar um ambiente acolhedor como um indivíduo se integrando á dinâmica do grupo. - Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários. - Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina; - Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista; -Propiciar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades; -Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.
Conteúdos Conceituais
- Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar; - Conhecer o espaço físico e a rotina da escola; - Construção da própria imagem e da identidade; - Valorização positiva da própria identidade; - Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.
Conteúdos procedimentais
- Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;
- Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
- Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;
- Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;

- Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
- Aceitação da separação;
- Hábitos de autonomia com seus pertences.

Conteúdos Atitudinais

- Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação; -Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar; -Participação na vida da escola; -Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros; -Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades; -Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar; -Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.


Contemplação das áreas

Língua Portuguesa

Linguagem oral: - Conversas, relatos de vivências, narração;
- Histórias; - nomear a professora, funcionários e colegas;
-Cantigas De Roda;

Linguagem escrita:
- Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
- Construção de crachás;
Matemática
-Orientação Espacial; - Percurso de trajeto, localização; - Contagem oral; - Jogos matemáticos; - Leitura de calendário.
Natureza e Sociedade
- Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);
- Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.

Visual

-desenhos livres -Modelagem
Movimento
- Roda cantada; - Ginástica; - Dança; - Jogos simbólicos - Esquema corporal.
Música
- Diferentes tipos de sons e músicas diversas.

AVALIAÇÃO:

Observação e registro

0 comentários:

Postar um comentário

VOLTEM SEMPRE!!!

VOLTEM SEMPRE!!!