quarta-feira, 17 de agosto de 2011

PROJETO OS TRÊS PORQUINHOS



ESCOLA MUNICIPAL DRA.DÂMINA

SEQUENCIA DIDÁTICA –CLÁSSICO OS TRÊS PORQUINHOS

O PROJETO DE LEITURA SERÁ ATRAVES DE SEQUENCIA DIDATICA , DEVENDO CONSTAR:

*GÊNERO LITERARIO ESCOLHIDO ;

*OBJETIVOS;

*CONTEUDOS SELECIONADOS/VINCULADOS;

*MATERIAL NECESSARIO;

*DESENVOLVIMENTO (POR ETAPA )

*CULMINÂNCIA –APRESENTAÇÃO NO MOMENTO CULTURAL .

TEMPO PREVISTO: 7 A 15 DIAS

PROFESSORA : PATRÍCIA CABRAL TONELI

TEMA: OS TRÊS PORQUINHOS

1º MOMENTO: CONTAR A HISTÓRIA PARA AS CRIANÇAS DE UMA FORMA PRAZEROSA DE PREFERÊNCIA COM FANTOCHES OU MÁSCARA OU UTILIZAR ALGUM OBJETO PARA ESTIGAR A IMAGINAÇÃO DOS ALUNOS.

LOGO APÓS PROPOR O RECONTO, VOCÊ PODERÁ UTILIZAR FRASES INICIAIS, OU PALAVRAS QUE AJUDARÃO AS CRIANÇAS A RELEMBRAREM AS ETAPAS DA HISTÓRIA. EM UMA FOLHA REGISTRAR AS ETAPAS DA HISTÓRIA QUE MAIS CHAMOUA ATENÇÃO DOS ALUNOS, SOLICITAR QUE ELES DESENHEM AS ETAPAS ESTABELECIDAS PODENDO ATÉ PEDIR A ELAS QUE VERBALIZEM AOS COLEGAS OS DESENHOS REGISTRADOS.

EX.: OS TRÊS PORQUINHOS VIVIAM...

OS TRÊS

PORQUINHOS VIVIAM...

A CASA DE PALHA FOI

DERRUBADA PELO LOBO

QUE ASSOPROU...

A CASA DE MADEIRA...

2º MOMENTO: A PROFESSORA PODERÁ PASSAR AOS ALUNOS O FILME EM DVD OU A HISTÓRIA CONTADA NO CD.

EM UMA FOLHA DE CRAFT REGISTRAR, NÃO PODE ESQUECER DE COLOCAR O NOME DA CRIANÇA ABAIXO DO SEU REGISTRO E TAMBÉM O NOME DOS PERSONAGENS.

DESENHE OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA OS TRÊS PORQUINHOS

3º MOMENTO: UTILIZAR A TÉCNICA DO SOPRO COM CANUDINHO (DEPENDENDO DA IDADE) OU ASSOPRAR BALÃO. NO BALÃO PODEMOS FAZER A CARINHA DOS TRÊS PORQUINHOS. UTILIZAR CHAMEX PARA O DESENHO DAS CASAS OU DOS PORQUINHOS PARA COLAGEM.

4º MOMENTO: EXPLORAR O NÚMERO 3, UTILIZANDO A FIGURA DOS TRÊS PORQUINHOS, ESTENDENDO PARA TRÊS CASAS, UMA DE PALHA, UMA DE PEDRA OUTRA DE MADEIRA...

EXPLORAR A MATEMÁTICA...

5º MOMENTO:

O LOBO ERA MUITO MAL, PORQUE QUERIA DESTRUIR A ACASA DOS TRES PORQUINHOS. VAMOS JUNTOS ESCREVER UMA CARTINHA AO LOBO MAL PEDINDO A ELE, PARA NÃO FAZER ISTO?

CARTA:

6º MOMENTO:

HOJE IREMOS FAZER UMA LISTA DAS PALAVRAS QUE ENCONTRAMOS NA HISTORIA DOS TRES PORQUINHOS

LISTA DE PALAVRAS DA HISTORIA DOS TRES PORQUINHOS.

CASA

PORQUINHOS

LOBO ...

(DESENHAR)


7º MOMENTO:

EXPLORAR AS LETRAS E A PARTIRDAÍ FAZER ASSOCIAÇÕES COM FIGURAS OU OUTRAS PALAVRAS

L – LOBO

P – PORQUINHO

C – CASA

COLORIR, PINTAR, MATERIAL VASADO, COM O CORPO, LIXA, COM GIZ, COM COLA, COM BOLINHAS ...

8º MOMENTO A MAMÃE DOS 3 PORQUINHOS ESTAVA MUITO PREOCUPADA COM A ATITUDE DO LOBO E QUERIA MUITO CONQUISTÁ-LO, ENTÃO RESOLVEU FAZER UMA RECEITA PARA ELE ,COMO ERA MUITO FAMINTO IRIA GOSTAR DA SUPRESA.

RECEITA DO BISCOITO DA DONA PORQUINHA .( REGISTRAR EM KRAFT A RECEITA COM ELES .)

FAZER UM TEXTO COLETIVODE UMA OUTRA VERSÃO DOS 3 PORQUINHOS

9º MOMENTO : DEPOIS DE ESGOTADO TODAS AS POSSIBILIDADES FAZER AS LIGAÇ~~OES NECESSARIAS COM OS CONTEUDOS

EX. ZONA RURAL-TIPOS DE MORADIAS –ANIMAIS SELVAGENS –ANIMAIS QUE SÃO UTILIZADOS COMO ALIMENTOS PARA OS HOMENS ....

ESCOLA: MUNICIPAL DRA. DÂMINA

PÚBLICO-ALVO: 1ª ETAPA- EDUCAÇÃO INFANTIL

PROFESSORA : PATRÍCIA CABRAL TONELI

SUPERVISORA: TATIANA ALVARENGA

ETAPAS DO PROJETO:

CONHECENDO A HISTÓRIA ”OS TRÊS PORQUINHOS” ASSISTINDO AO FILME
OUVINDO A HISTÓRIA
ATIVIDADES RELACIONADAS

JUSTIFICATIVA

COM O PROJETO “TRÊS PORQUINHOS ” SE PRETENDE QUE A CRIANÇA CONTINUE A ACREDITAR NA FANTASIA SEM SE AFASTAR DA REALIDADE DO COTIDIANO, POIS O CONTO DE FADAS SE APÓIA NOS SENTIMENTOS: CORAGEM, OBEDIÊNCIA, EGOÍSMO, INVEJA, AMIZADE, AFETO, CARINHO, RAIVA, CURIOSIDADE, ENSINAMENTO E VERDADES NATURAIS QUE COMPÕEM O MUNDO DA CRIANÇA. É POIS, A LITERATURA INFANTIL, COM SEU CARÁTER LÚDICO QUE PROPORCIONA À CRIANÇA QUESTIONAMENTOS, DESPERTA SUA IMAGINAÇÃO, DESENVOLVE SUA CRIATIVIDADE E TAMBÉM SEU ESPÍRITO CRÍTICO. NESSE SENTIDO É INTERESSANTE ASSINALAR O QUE SE PODE CHAMAR DE OBJETIVOS DO CONTO DE FADA NO ÂMBITO EDUCACIONAL: INTRODUZIR A REFLEXÃO SOBRE O GÊNERO CONTO NO COTIDIANO ESCOLAR, ELUCIDANDO SUAS CARACTERÍSTICAS E SUA DIVERSIDADE; OFERECER ELEMENTOS PARA QUE A CRIANÇA PERCEBA A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE E DA PALAVRA COMO INSTRUMENTO DE PERSUASÃO, ALÉM TAMBÉM DE OFERECER-LHE O IMAGINÁRIO DE UMA CULTURA DIFERENTE DA SUA PARA QUE, CONTRAPONDO-AS, ELA POSSA VALORIZAR, RESPEITAR E COMPREENDER A CULTURA DO OUTRO E A SUA PRÓPRIA. É A PARTIR DOS CONTOS DE FADA QUE AS CRIANÇAS COMEÇAM A TER REFERENCIAIS DO QUE É O BEM E DO QUE É O MAL, E VÃO AOS POUCOS DESENVOLVENDO UM OLHAR CRÍTICO EM RELAÇÃO ÀS INFORMAÇÕES QUE RECEBEM ATRAVÉS DE OUTRAS VIAS, COMO POR EXEMPLO, A TV, A INTERNET, AS REVISTAS EM QUADRINHOS, ETC.” TRÊS PORQUINHOS” É UM CONTO JÁ BASTANTE DIVULGADO, TRABALHADO (LIDO E OUVIDO), CONHECIDO, VIVENCIADO EM CINEMA, TEATRO E TELEVISÃO; PORTANTO DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS EM GERAL. “ALÉM DA DIVERSÃO E SOCIALIZAÇÃO, É IMPORTANTE SITUAR A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO UM ESPAÇO QUE OFERECE SITUAÇÕES QUE FAVOREÇAM A REALIZAÇÃO DE TAREFAS EVOLUTIVAS E EDUCATIVAS IMPORTANTES”.

LINGUAGEM:

  • IDENTIFICAR LETRAS VOGAIS E CONSOANTES;
  • DESENVOLVER A LINGUAGEM ORAL;
  • DESENVOLVER A EXPRESSÃO CORPORAL;

MATEMÁTICA:

  • CONTAR;
  • IDENTIFICAR NÚMEROS;
  • RELACIONAR NÚMERO /QUANTIDADE;
  • DESENVOLVER AS PERCEPÇÕES:TÁTIL E VISUAL;

DESENVOLVIMENTO:

  • LOCALIZAR LETRAS NOS NOMES DOS PERSONAGENS E TÍTULO DA HISTÓRIA;
  • COLAGEM;
  • DESENHAR A HISTÓRIA;
  • OUVIR A HISTÓRIA;
  • MODELAGEM DA HISTÓRIA COM MASSINHA;
  • CONTAR A HISTÓRIA;
  • DRAMATIZAR A HISTÓRIA;
  • DAR UM OUTRO FINAL PARA HISTÓRIA;
  • CONTAR AS CASAS DOS PORQUINHOS;
  • PESQUISA DE TIPOS DE MORADIA COMPARANDO AS CASA PESQUISADAS ÀS CASAS DOS PORQUINHOS;
  • IDENTIFICAR OS MEMBROS DE UMA FAMÍLIA;

NATUREZA E SOCIEDADE:

  • TIPOS DE MORADIA;
  • FAMÍLIA;

CULMINÂNCIA:

· DRAMATIZAR A HISTÓRIA E EXPOR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO NA FEIRA CULTURAL , E APRESENTAÇÃO DE MÚSICA E DANÇAS ...




OS TRÊS PORQUINHOS

ERA UMA VEZ TRÊS LINDOS PORQUNHOS.JUVENAL-JUJU, FREDERICO –FEFÊ EOTÁVIO –TATÁ.

ELES MORAVAM COMA MAMÃE NUM PEQUENO CHALÉ, NO MEIO DA FLORESTA.

OS TRÊS PORQUINHOS ERAM MUITO ALEGRES.GOSTAVAM DE BRINCAR ,DE ROLAR NA GRAMA, DE CORRER, DE CANTAR E TOCAR SEUS INSTRUMENTOS MUSICAIS .

O TEMPO PASSAVA E OS PORQUINHOS CRESCIAM , CRESCIAM ...

UM DIA , MAMÃE FALOU :

_VOCÊS JÁ ESTÃOBEM CRESCIDOS E PODEM CONSTRUIR SUA PRÓPRIAS CASAS.

OS PORQUINHOS ENTÃO SAÍRAM À PROCURA DE UM BOM LUGAR PARA CONSTRUIREM SEUS NOVOS LARES.

JUVENAL LEVOU UM DELICIOSO LANCHE , OTÁVIO UM SUCO SABOROSO E FREDERICO RESOLVEU LEVAR APENAS A SUA JAQUETA AMARELA .

NÃO FORAMMUITO LONGE E ENCONTRARAM UM HOMEM CARREGANDO PALHA NO SEU CARRINHO DE MÃO .

JUVENAL TEVE UMA IDÉIA :TROCOU SEU DELICIOSO LANCHE PELA PALHA E LOGO COMEÇOU A CONSTRUIR A SUA CASINHA .

OS IRMÃOS DE JUVENAL CONTINUARAM SEU CAMINHO.

MAIS ADIANTE , ENCONTRARAM UM HOMEM CORTANDO MADEIRA .FREDERICO PERGUNTOU A ELE :

-VOCÊ NÃO QUER TROCAR SUA MADEIRA PELA MINHA JAQUETA AMARELA ?

O HOMEM ACEITOU E FEFÊ LOGO COMEÇOUA CONSTRUIR SUA CASA DE MADEIRA .

OTÁVIO CONTINUOU SOZINHO PELA ESTRADA.

MAS ADIANTE , PAROU NUM TERREO CHEIO DE PEDRAS E PENSOU :

-“AGORA , SIM ! VOU CONSTRUIR A MINHA CASA COM ESTAS PEDRAS E ELA SERÁ BEM SEGURA .”

PASSARAM – SE ALGUMAS SEMANAS...

JUJU ESTAVA CUIDANDO DO JARDIM, QUANDO VIU UMA ENORME SOMBRA NO GRAMADO :

ERA UM LOBO FAMINTO!

RAPIDAMENTE O PORQUINHO ENTROU EM CASA ,FECHOU A PORTA E ESCONDEU –SE EMBAIXO DA CAMA .O LOBO CHEGOU PERTO DA JANELA E FALOU :

-PORQUINHO!PORQUINHO! DEIXE – ME ENTRAR !

MUITO ASSUSTADO JUJU FALOU :

-DE JEITO NENHUM , SEU LOBO MAU.POR ESTÁ PORTA VOCÊ NÃO VAI PASSAR.

O LOBO GRITOU :

- ENTÃO VOU ESTUFAR O MEU PEITO , VOU ASSOPRAR E SUA CASA VOU DERRUBAR.

O LOBO ESTUFOU O PEITO , E ASSOPROU ...E A CASA DE PALHA CAIU.

JUJU CORREU E FOI SE ESCONDER NA CASA DE SEU IRMÃO FREDERICO . ASSUSTADOS OS DOIS TRANCARAMA PORTA E ESCONDERAM – SE EMBAIXO DA MESA , DE NOVO O LOBO MAU CHAMOU:

-PORQUINHOS !PORQUINHOS !DEIXEM – ME ENTRAR !

COM MUITO MEDO, FEFÊ FALOU :

- DE JEITO NENHUM SEU LOBO MAU . POR ESTA PORTA NÃO VAI PASSAR.

O LOBO GRITOU :

- ENTÃO VOU ESTUFAR MEU PEITO , VOU ASSOPRAR E A SUA CASA VOU DERRUBAR .

O LOBO ESTUFOU O PEITO E ASSOPROU ...E A CASA DE MADEIRA CAIU.

OS DOIS PORQUINHOS SAÍRAM CORRENDO E FORAM SE ABRIGAR NA CASA DE OTÁVIO .ENTRARAM NA CASA E TRANCARAM A PORTA .

MUITO CONFIANTE , TATÁ FALOU :

-AQUI ESTAMOS SEGUROS ! ESTA CASA O LOBO NÃO DERRUBA .

O LOBO SE APROXIMOU DA CASA DE PEDRAS E DE NOVO GRITOU :

-PORQUINHOS!PORQUINHOS!DEIXEM –ME ENTRAR !

-DE JEITO NENHUM, SEU LOBO MAU .POR ESTA PORTA VOCÊ NÃO VAI PASSAR.

O LOBO FURIOSO GRITOU :

-ENTÃO VOU ESTUFAR O MEU PEITO , VOU ASSOPRAR E A CASA VOU DERRUBAR .

O LOBO ESTUFOU O PEITO E ASSOPROU ...

ASSOPROU ,ASSOPROU, ASSOPROU , MAS A CASA NÃO DERRUBOU .

E O LOBO FICOU CANSADO ,CANSADO , MAS TÃO CANSADO ,QUE DESISTIU DE COMER OS PORQUINHOS .

JUJU, FEFÊ E TATÁ FICARAM TÃO FELIZES QUE RESOLVERAM CONVIDAR A MAMÃE PARA COMEMORAR.

E JUNTOS FIZERAM DELICIOSOS BISCOITOS.

NO DIA SEGUINTE , COMEÇARAM A CONSTRUIR NOVOS QUARTOS NA CASA .E DE PEDRAS ,É CLARO! E FINALMENTE ELES VOLTARIAM A VIVER JUNTOS E FELIZES!



CARTINHA PARA O LOBO

QUERIDO LOBO MAU ,

COMO ESTÁS? ESTAMOS TE MANDANDO ESTA CARTA, PARA DIZER QUE PREOCUPAMOS COM VOCÊ E GOSTARIAMOS DE SER SEUS AMIGOS .

NOS QUEREMOS TE AJUDAR , E GOSTÁRIAMOS DE TE CONHECER.TE CONVIDAMOS PARA BRINCAR E COMER UM DELICIOSO BISCOITO ,QUE APRENDEMOS FAZER COM A MAMÃE PORQUINHA .

ABRAÇOS CARINHOSOS .

1ª ETAPA – DA Prof.ª PATRÍCIA


MAMÃE PORQUINHA

JUVENAL (JUJU) CASINHA DE PALHA
FREDERICO (FEFÊ ) CASINHA DE MADEIRA

OTÁVIO (TATÁ) CASINHA DE PEDRAS
GRAVURAS COM P DO PORQUINHO
FAZENDO ARTE NO PRATINHO
GRAVURAS COM L DO LOBO

MÚSICA : PARÓDIA DOS TRÊS PORQUINHOS

ERA UMA VEZ TRÊS PORQUINHOS

NA FLORESTA CONSTRUINDO SUAS

CASINHAS QUE O LOBO

JOGA AO CHÃO .

A PRIMEIRA FOI DE PALHA...

A SEGUNDA DE MADEIRA ...

A TERCEIRA FOI AQUELA QUE O LOBO

NÃO JOGA AO CHÃO

MAS O LOBO , NÃO DESISTE...

NÃO DESISTE NADA NÃO...

AO DESCER DA CHAMINÉ

LÁ ENCONTRA UM CALDEIRÃO

OS PORQUINHOS ALIVIADOS

FICARAM DESPREOCUPADOS

FESTEJARAM DIA E NOITE

COM LOBO DERROTADO ...

APRESENTAÇÃO DA MÚSICA



LISTA DE PALAVRAS DA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS




LOBO AMIGO


RECEITA – BISCOITO DOS PORQUINHOS

INGREDIENTES:

1 COPO DE AÇÚCAR

2 COPOS DE MANTEIGA

3 COPOS DE FARINHA DE TRIGO

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

MODO DE PREPARAR

MISTURE BEM TODOS OS INGREDIENTES E AMASSAR BASTANTE .

FAZER BOLINHAS E ACHATÁ-LAS COM UM GARGO .

LEVAR AO FORNO QUENTE POR DEZ MINUTOS

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DO PROJETO DOS TRÊS PORQUINHOS





2 comentários:

Esterzinha Serafim disse...

Nossa!esse site é muito bom!!!me ajudou bastante, eu estou desenvolvendo um projeto com as crianças do ''CEIM'' e pude aproveitar varias ideias do seu blog. Muito obrigada e continue postando várias ideias super legais...

Cantinho da Tia Lila disse...

Parabéns pelo lindo projeto !!! Com certeza seu trabalho irá motivar e acrescentar em muitos outros projetos! Sheila Chaves
sheilinhachaves@gmail.com

Postar um comentário

VOLTEM SEMPRE!!!

VOLTEM SEMPRE!!!